sexta-feira, 22 de maio de 2020

A função de uma ETAR e os seus produtos finais

    As estações de tratamento de águas residuais (ETAR) são infra-estruturas onde se tratam as águas residuais de  origem doméstica e industrial para poderem ser escoadas de forma mais segura para o mar ou o rio, com níveis de poluição aceitáveis para o meio ambiente.
    As águas residuais são sujeitas a vários processos de tratamento para separar as matérias poluentes da água.      Os primeiros tratamentos – pré tratamento – separam os sólidos mais grosseiros por gradagem, as areias por desarenamento e as gorduras por desengorduramento.
   

  • gradagem – remoção de resíduos sólidos de maiores dimensões das águas residuais afluentes à ETAR. O objectivo deste processo é: 1. A protecção de dispositivos de transporte e tratamento a jusante (posteriores); 2. Eliminação de sólidos flutuantes de maiores dimensões; 3. Melhorar a eficiência de tratamento do sistema, eliminando uma grande parcela de matéria orgânica inicialmente.
  • desarenamento – remoção dos materiais pesados – metais, areias, carvão – permitindo a passagem de sólidos orgânicos. Este passo evita a deposição de areias e afins nas condutas e canais a jusante, protegendo os equipamentos.
  • desengorduramento – remoção de gorduras por emulsão.


  • ETAR da Guia, Cascais (fase líquida)











    Sem comentários:

    Enviar um comentário